Impactos da globalização sobre a inflação: análise de painel (1996 a 2013)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v43i81.78897Abstract
O rápido avanço da globalização e seus mais diversos impactos, em termos de mudanças na distribuição e organização produtiva e comercial global, aprofundamento e ampliação dos fluxos financeiros, de conhecimento e tecnologia têm sido objeto de análise de uma crescente gama de estudos. Diante disso, este trabalho busca avaliar os possíveis impactos da globalização sobre a inflação para um conjunto de países avançados, emergentes e em desenvolvimento, no período de 1996 a 2013. Para tanto, considera-se um conjunto de indicadores, conforme proposto por Dreher (2006) para mensurar a globalização e avaliar seus impactos na inflação. Utiliza-se a metodologia de dados em painel, através da estimação de modelos por efeitos fixos (MQO) ou por efeitos aleatórios (MQG) e painel dinâmico (GMM System). Os resultados encontrados apontam que a globalização, seja através de sua medida mais ampla, bem como através de suas dimensões econômica e social, tem efeitos negativos e significativos sobre a inflação, indicando, assim que, para a amostra em questão e o período analisado, um maior (menor) nível de globalização está associada a menores (maiores) taxas de inflação. Por outro lado, a dimensão política da globalização não apresentou significância estatística, não tendo, portanto, efeitos sobre a inflação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
