Meta de inflação, credibilidade e regras não lineares de Taylor: uma aplicação ao caso brasileiro

Autores

  • Eryka Fernanda Miranda Sobral Professora da Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Wellington Charles Lacerda Nobrega Professor Substituto do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Andréa Ferreira da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA) - Unidade Descentralizada do Iguatu (UDI) https://orcid.org/0000-0003-4345-9797
  • Edilean Kléber B Aragon Professor do PPGE/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v43i80.75768

Palavras-chave:

Credibilidade, Política Monetária, Regra de Taylor

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar como o Banco Central do Brasil (Bacen) responde aos desvios da meta de inflação, para o período de 2004 a 2016, ante a hipótese de que desvios passados da meta levam a autoridade monetária a fixar taxas de juros contemporâneas de forma mais agressiva. A partir de uma extensão de um modelo teórico novo-keynesiano padrão e de uma especificação empírica que busca tornar a abordagem empírica mais consistente com a realidade brasileira, os resultados sugerem que o Bacen responde aos desvios da inflação em relação à meta e também leva em consideração os desvios anteriores na determinação da Selic, buscando (re) estabelecer a credibilidade da política monetária, entretanto, tal resultado mostrou-se significativo apenas após a inserção de uma variável binária que objetivou testar empiricamente uma possível alteração na condução da política monetária.

Biografia do Autor

Eryka Fernanda Miranda Sobral, Professora da Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Economia pelo PPGE/UFPB

Wellington Charles Lacerda Nobrega, Professor Substituto do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Economia pelo PPGE/UFPB

Andréa Ferreira da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA) - Unidade Descentralizada do Iguatu (UDI)

Doutora em Economia Aplicada - PPGE/UFPB;

Mestre em Economia Rural - MAER/UFC;

Bacharel em Ciências Econômicas - URCA/Crato

 

Edilean Kléber B Aragon, Professor do PPGE/UFPB

Doutor em Economia pelo PPGE/UFRGS

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Sobral, E. F. M., Nobrega, W. C. L., Silva, A. F. da, & Aragon, E. K. B. (2022). Meta de inflação, credibilidade e regras não lineares de Taylor: uma aplicação ao caso brasileiro. Revista De Economia, 43(80), 193–212. https://doi.org/10.5380/re.v43i80.75768

Edição

Seção

Artigos