Moeda, títulos e financiamento do Tesouro no Brasil: um exemplo numérico
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v41i75.74011Resumo
Este artigo apresenta um exemplo teórico e numérico do financiamento direto e indireto de déficit publico pelo Banco Central na economia brasileira, incluindo seus efeitos nas reservas compulsórias dos bancos. O principal resultado é que, dada a demanda por liquidez à taxa de juro definida pelo Banco Central, financiamento direto ou indireto da dívida pública têm o mesmo efeito. Somente com taxa básica de juro zero as duas alternativas diferem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

