Sincronização de ciclos econômicos na América Latina: crises e determinantes
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i79.71821Palavras-chave:
ciclos econômicos, sincronização, modelo DCC-GARCH, América LatinaResumo
Este artigo examina a sincronização dos ciclos econômicos entre quatro economias da América Latina durante o período de 1968 a 2016. Usando um modelo DCC-GARCH combinado com regressões em painel, estimou-se as correlações dinâmicas entre as quatro economias e investigou-se os efeitos de crises domésticas e internacionais na sincronização de ciclos desses países e os determinantes dessa sincronização. Os resultados sugerem que a sincronização aumenta em períodos de crises internacionais e diminui em crises domésticas enfrentadas por algum dos países analisados. Entre os determinantes, o comércio bilateral é o principal responsável pela sincronização de ciclos de negócios dos países latino-americanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.