Política Fiscal ou Política Monetária endógena? Evidências para economia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v44i84.71510Palavras-chave:
Teoria Fiscal do Nível de Preços. Dominância Monetária. Dominância Fiscal. MS-VAR.Resumo
Este artigo tem o propósito de identificar o regime de dominância vigente na economia brasileira no período de 2003 a 2015. A abordagem empírica é realizada a partir de dois métodos, que se complementam. Primeiro, utilizou-se um modelo de vetores autoregressivos (VAR) para investigar as relações entre o superávit primário, passivo do governo, PIB nominal e taxa de desconto. Os resultados sugeriram que o regime que prevaleceu na economia brasileira foi de dominância monetária. Na segunda parte do trabalho, estimou-se um modelo VAR com mudança markoviana (MS-VAR). Os resultados apontaram para dois regimes com características substitutivas, enquanto em um regime observa-se uma política monetária restritiva associada a uma política fiscal expansionista o outro regime é caracterizado pelo comportamento oposto ao primeiro. Por fim, buscou-se examinar uma alternativa para a redução da interação entre as políticas fiscal e monetária. Nessa etapa, os resultados de um modelo SVAR com restrições de sinais sugerem que a adoção de uma política fiscal mais austera é capaz de atenuar os efeitos pró-cíclicos do aumento do juros sobre a dívida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

