Efeitos do desalinhamento da taxa real de câmbio sobre o crescimento econômico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v42i78.71313

Palavras-chave:

Desalinhamento cambial, Taxa real de câmbio, Crescimento econômico.

Resumo

O objetivo do artigo é testar empiricamente os efeitos do desalinhamento cambial sobre o crescimento econômico. Para tanto, estima-se um modelo econométrico com a metodologia de dados em painel para uma amostra de sessenta e cinco países em desenvolvimento e trinta e um países desenvolvidos, observados no período de 2001 a 2014. A novidade do trabalho está na amostra, no período analisado e na especificação das variáveis de controle, o que inclui o índice de complexidade econômica (ICE). Esse índice é utilizado como uma proxy para o nível de desenvolvimento tecnológico. Os resultados do modelo indicam que o coeficiente do índice de desalinhamento da taxa real de câmbio é positivo e significativo, fornecendo-se assim suporte empírico para a hipótese de que a manutenção de uma taxa real de câmbio subvalorizada tende a impactar positivamente sobre o crescimento econômico, especialmente para países em desenvolvimento.

Biografia do Autor

Fabricio José Missio, Professor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG)


Stefan Wilson D´Amato, Doutorando em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (CEDEPLAR/UFMG).


Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

Kamenach, K. P., Meyrelles Filho, S. F., Missio, F. J., & D´Amato, S. W. (2021). Efeitos do desalinhamento da taxa real de câmbio sobre o crescimento econômico. Revista De Economia, 42(78), 305–328. https://doi.org/10.5380/re.v42i78.71313

Edição

Seção

Artigos