Interpolação ou Incorporação? uma análise sobre a trajetória teórica da Nova Economia Institucional e a Economia da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i79.71175Palavras-chave:
Instituições, Oportunismo, Assimetria de Informação, Nova Economia Institucional, Economia da InformaçãoResumo
Nos anos de 1970 surgiram duas importantes correntes em economia, A Nova Economia Institucional (NEI) e a Economia da Informação (EInf). Analisando os principais autores destas agendas de pesquisa, percebe-se que existem conceitos e fundamentos semelhantes, influências cruzadas e trajetórias de desenvolvimento teórico compatíveis entre elas. Entre os principais conceitos discutidos estão: instituições, incerteza, assimetria de informação, racionalidade limitada, oportunismo, risco moral, seleção adversa e custos de transação. Este artigo propõe a hipótese de que a similitude observada não se assemelha a uma interpolação teórica, mas sim a uma incorporação entre a NEI e a EInf, na qual um dos programas de pesquisa se sobrepõe ao outro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.