Os determinantes da inflação na República democrática do Congo: um estudo econométrico (2005-2015)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i77.69673Palavras-chave:
RDC, Taxa de Inflação, Taxa de Câmbio, Taxa de Juros, Commodities, VAR.Resumo
Em muitos países emergentes e subdesenvolvidos, os choques de oferta provaram ser os maiores causadores da inflação a partir dos anos 2000 (DE GREGORIO, 2012). As mudanças de preços das commodities e da taxa de câmbio nominal mostraram-se relevantes para o entendimento da dinâmica inflacionária destes países. Assim, este trabalho teve por objetivo analisar os determinantes da inflação na República Democrática do Congo, entre janeiro de 2005 e dezembro de 2015, utilizando o modelo dos vetores autorregressivo (VAR), por meio das funções de resposta ao impulso (FRis) e da decomposição da variância do erro de previsão (DV). Os resultados mostraram que o pass-through do câmbio foi a variável com maiores impactos, positivos e significativos, sobre a inflação, e que a taxa de juros revelou-se um instrumento insignificante estatisticamente para combater a inflação no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.