Permanências e mudanças na expansão dos serviços postais em Santa Catarina (1900-1930)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v41i74.69507Palavras-chave:
Correios, Integração territorial, economia, Santa CatarinaResumo
Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a expansão dos serviços postais em Santa Catarina entre 1900 e 1930 abordando suas mudanças e permanências. As categorias de análises são: camadas geoeconômicas, adensamento do estado no território e sistema regional de economia. Além das considerações finais, o artigo está divido em três tópicos: a) combinação e sobreposição dos serviços postais, que traz uma breve contextualização da trajetória dos correios no Brasil e apresenta as categorias de análise; b) transportes e comunicações na definição do território, onde apresenta um histórico das vias de comunicações e dos meios de transportes em Santa Catarina na formação dos limites territoriais; e por fim c) a expansão dos serviços postais em Santa Catarina, que está dividido em quatro itens: agência e linhas postais, movimento postal, movimento financeiro e trabalhadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.