Open Journal Systems

Estratégia de inovar? Uma resenha da literatura recente e novas evidências para os diversos setores da economia brasileira a partir da PINTEC

Raphael Douglas dos Anjos Almeida, Edson Zambon Monte, Robson Antonio Grassi

Resumo


O presente artigo tem como objetivo verificar a assertividade da teoria econômica neoschumpeteriana ao analisar empiricamente os impactos que o tamanho da firma e o esforço para inovar exercem sobre a receita líquida de vendas (RLV). Utilizando os dados da PINTEC para os anos 2008, 2011 e 2014, e o método de Mínimos Quadrados Ordinários, elaboraram-se seis análises cross section, duas para cada ano. Os modelos do Tipo 1 verificam o impacto do tamanho da firma (em termos de pessoas ocupadas) e dos gastos totais com inovação sobre a RLV e os modelos do Tipo 2 analisam os impactos do tamanho da firma e dos gastos com atividades internas de P&D sobre a RLV. Ao fim, os modelos propostos ratificaram a teoria economia e a produção literária mais recente sobre o tema, pois todas as variáveis selecionadas impactam positivamente a RLV ao longo dos anos estudados. Além disso, a pesquisa contribuiu para a ampliação da literatura acerca da inovação ao utilizar os dados mais recentes da PINTEC e demonstrar o impacto específico das atividades internas de P&D sobre a RLV.


Palavras-chave


Inovação; Neoschumpeteriano; PINTEC; Econometria; Mínimos Quadrados Ordinários.

Texto completo:

Arquivo


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/re.v41i76.69334