Estratégia de inovar? Uma resenha da literatura recente e novas evidências para os diversos setores da economia brasileira a partir da PINTEC
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v41i76.69334Palavras-chave:
Inovação, Neoschumpeteriano, PINTEC, Econometria, Mínimos Quadrados Ordinários.Resumo
O presente artigo tem como objetivo verificar a assertividade da teoria econômica neoschumpeteriana ao analisar empiricamente os impactos que o tamanho da firma e o esforço para inovar exercem sobre a receita líquida de vendas (RLV). Utilizando os dados da PINTEC para os anos 2008, 2011 e 2014, e o método de Mínimos Quadrados Ordinários, elaboraram-se seis análises cross section, duas para cada ano. Os modelos do Tipo 1 verificam o impacto do tamanho da firma (em termos de pessoas ocupadas) e dos gastos totais com inovação sobre a RLV e os modelos do Tipo 2 analisam os impactos do tamanho da firma e dos gastos com atividades internas de P&D sobre a RLV. Ao fim, os modelos propostos ratificaram a teoria economia e a produção literária mais recente sobre o tema, pois todas as variáveis selecionadas impactam positivamente a RLV ao longo dos anos estudados. Além disso, a pesquisa contribuiu para a ampliação da literatura acerca da inovação ao utilizar os dados mais recentes da PINTEC e demonstrar o impacto específico das atividades internas de P&D sobre a RLV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.