Estratégia de inovar? Uma resenha da literatura recente e novas evidências para os diversos setores da economia brasileira a partir da PINTEC

Autores

  • Raphael Douglas dos Anjos Almeida Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0002-4279-9020
  • Edson Zambon Monte Universidade Federal do Espírito Santo
  • Robson Antonio Grassi Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v41i76.69334

Palavras-chave:

Inovação, Neoschumpeteriano, PINTEC, Econometria, Mínimos Quadrados Ordinários.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar a assertividade da teoria econômica neoschumpeteriana ao analisar empiricamente os impactos que o tamanho da firma e o esforço para inovar exercem sobre a receita líquida de vendas (RLV). Utilizando os dados da PINTEC para os anos 2008, 2011 e 2014, e o método de Mínimos Quadrados Ordinários, elaboraram-se seis análises cross section, duas para cada ano. Os modelos do Tipo 1 verificam o impacto do tamanho da firma (em termos de pessoas ocupadas) e dos gastos totais com inovação sobre a RLV e os modelos do Tipo 2 analisam os impactos do tamanho da firma e dos gastos com atividades internas de P&D sobre a RLV. Ao fim, os modelos propostos ratificaram a teoria economia e a produção literária mais recente sobre o tema, pois todas as variáveis selecionadas impactam positivamente a RLV ao longo dos anos estudados. Além disso, a pesquisa contribuiu para a ampliação da literatura acerca da inovação ao utilizar os dados mais recentes da PINTEC e demonstrar o impacto específico das atividades internas de P&D sobre a RLV.

Biografia do Autor

Raphael Douglas dos Anjos Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Edson Zambon Monte, Universidade Federal do Espírito Santo

Economista. Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Robson Antonio Grassi, Universidade Federal do Espírito Santo

conomista. Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2020-10-21

Como Citar

Almeida, R. D. dos A., Monte, E. Z., & Grassi, R. A. (2020). Estratégia de inovar? Uma resenha da literatura recente e novas evidências para os diversos setores da economia brasileira a partir da PINTEC. Revista De Economia, 41(76), 430–458. https://doi.org/10.5380/re.v41i76.69334

Edição

Seção

Artigos