Uma análise da multidimensionalidade das percepções de justiça em um tipo ideal de economia solidária e nos empreendimentos econômicos solidários do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i77.68471Palavras-chave:
percepções de justiça, economia solidária, democracia, igualdade, instituiçõesResumo
O artigo parte de uma crítica à concepção unidimensional de justiça utilizada pela economia neoclássica para propor a necessidade de se adotar uma abordagem multidimensional desse conceito, incluindo noções distributivas, procedimentais e interacionais. Mostra-se que, em teoria, um tipo ideal de Economia Solidária provê maiores incentivos do que um tipo ideal de Economia Capitalista para a amplificação do senso de igualdade, democracia e solidariedade percebido pelos trabalhadores. Contudo, através da observação de relatos em empreendimentos econômicos solidários do Paraná, evidencia-se que há, ainda, um compartilhamento de valores institucionais que se distanciam do que se espera de uma Economia Solidária ideal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.