Determinantes do Investimento Externo Direto: uma análise para o período de crise e bonança das commodities
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i77.63683Palavras-chave:
IED, Boom de commodities, Crise financeira global.Resumo
O boom de commodities e a crise financeira global exerceram influência elevada sobre a economia mundial no período 2004-2012. Diante deste cenário, a análise fatorial e o estimador de Heckit são utilizados para verificar o modo como esta conjuntura influenciou no fluxo de IED, com base em uma amostra constituída por 21 países emissores de investimento externo direto (IED) e 30 países receptores de IED. Em suma, os resultados encontrados indicam que o boom de commodities resulta no aumento do IED em países com abundância de recursos naturais. Ademais, a variável binária adicionada ao modelo para identificar se a crise altera o fluxo de IED no período 2008-2009 foi estatisticamente significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.