Simbiose entre indústria e serviços intermediários: a mudança na dinâmica setorial contemporânea brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v39i68.61145Palavras-chave:
Indústria, Simbiose, Serviços intermediários, BrasilResumo
A literatura de serviços intermediários mostra que nos países desenvolvidos este setor apresenta simbiose com a indústria. As atividades industriais com maior conteúdo tecnológico requerem mais conhecimento, demandando a presença de atividades especializadas de serviços intermediários. Este estudo testa se o setor de serviços intermediários brasileiro apresentou simbiose com a indústria entre o primeiro trimestre de 2003 e o quarto trimestre de 2017. Para isto, se recorre à realização de testes de estabilidade dos parâmetros e do teste de quebra estrutural de Bai-Perron (1998). Os resultados estimados mostram que o Brasil apresentava simbiose entre serviços intermediários e indústria, mas, após 2010, esta relação se enfraqueceu. A partir de 2015 o crescimento do valor adicionado industrial não conseguiu mais contribuir para o crescimento da produtividade do setor de serviços intermediários, sendo que o crescimento do valor adicionado do setor de serviços intermediários passou a exercer influência negativa sobre a produtividade industrial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.