A ELASTICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO ENTRE CAPITAL-ENERGIA: UMA ANÁLISE INTERNACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v38i66.59547

Palavras-chave:

Elasticidade de substituição, capital, energia, função CES

Resumo

O objetivo deste estudo foi estimar e analisar a elasticidade de substituição entre capital e energia (fóssil) para uma amostra de 111 países, entre 1990 e 2014. Para tanto, estimou-se a aproximação da função de produção Constant Elasticity of Substitution (CES), proposta por Kmenta (1967), através do método dos momentos generalizados (generalized method of moments - GMM). Os principais resultados revelam que capital e energia são substitutos imperfeitos e, por isso, sempre serão usados em quantidades positivas na produção. Além disso, observou-se que a elasticidade capital-energia vem aumentando ao longo do tempo, o que indica possíveis reduções nos custos de mitigação associados ao uso dos recursos esgotáveis. Conclui-se que políticas de tarifação sobre energias primárias poderiam alterar a dotação dos insumos na economia em favor dos investimentos menos intensivos.

Biografia do Autor

Thiago Costa Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2010), Mestrado em Economia (2012) e Doutorado em Economia Aplicada (2015) pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus de Governador Valadares, atuando nas áreas de Economia dos Recursos Naturais e Métodos Quantitativos, principalmente nos seguintes temas: modelos de eficiência paramétricos e não paramétricos, economia da energia e economia dos recursos naturais.

Elaine Aparecida Fernandes, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente, é professora Associada I desta Universidade. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Meio Ambiente e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: degradação ambiental, indicadores ambientais, investimento direto, competitividade e inovação.

Downloads

Publicado

2019-07-07

Como Citar

Soares, T. C., & Fernandes, E. A. (2019). A ELASTICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO ENTRE CAPITAL-ENERGIA: UMA ANÁLISE INTERNACIONAL. Revista De Economia, 38(66). https://doi.org/10.5380/re.v38i66.59547

Edição

Seção

Artigos