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O efeito composição da escola sobre o consumo de drogas dos alunos

Kalinca Léia Becker, Marcela Nogueira Ferrario

Resumo


Este estudo buscou analisar o efeito composição da escola, associado às características médias dos alunos, das suas famílias e da escola sobre a proporção de alunos que declararam já ter experimentado drogas ilícitas, com base nos dados do Pense 2012. A estimação foi realizada através do método de regressões quantílicas, que permitiu observar as diferenças do efeito composição nas escolas onde muitos jovens já utilizaram drogas e em escolas onde poucos alunos fizeram uso desta substância e, assim, sinalizar se as políticas de prevenção e combate ao consumo de drogas devem ser específicas para cada caso. De maneira geral, os resultados indicaram que o efeito composição da escola, mensurado por meio da proporção de alunos que trabalham, que residem em lares uniparentais, que um dos pais tem faculdade e que um dos pais fuma, é maior em escolas onde há muitos alunos usuários de drogas. Além disso, a proibição do consumo cigarro pode levar também a redução do consumo de drogas em escolas onde o consumo desta substância é frequente. Já em escolas onde uso de drogas é pouco frequente, o controle do consumo do álcool pode contribuir para prevenir o contato dos alunos com substâncias ilícitas.


Palavras-chave


drogas, escola, efeito composição, regressões quantílicas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/re.v40i73.56126