COOPERAÇÃO EM CADEIAS PRODUTIVAS: UM DEBATE ENTRE A ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO E A ECONOMIA DO APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v31i1.5023Palavras-chave:
cadeias produtivas, custos de transação, economia do aprendizado, produtive chains, transaction costs, learning economyResumo
O presente artigo discute a explicação da economia do aprendizado e da economia dos custos de transação para a formação de estruturas de cooperação em cadeias produtivas. Estas estruturas têm como características formas de organização e coordenação das relações econômicas mais complexas que o sistema de preços de mercado. A abordagem da teoria dos custos de transação para este fenômeno é que tais estruturas emergem na busca por mitigação de riscos associados aos investimentos em ativos específicos. Para a economia do aprendizado, a formação de associações numa cadeia produtiva é explicada pelo benefício da geração e difusão de conhecimento entre as partes. Neste estudo se constrói uma argumentação em favor da complementaridade destes enfoques, sobretudo tendo em foco que os fenômenos do mundo real apresentam simultaneamente os requisitos destas duas interpretações.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.