SETORES-CHAVE E ÍNDICES DE LIGAÇÕES NO MUNICÍPIO DE LONDRINA-PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i1.49857Palavras-chave:
Economia regional, economia aplicadaResumo
Este artigo tem como objetivo estimar o sistema inter-regional de insumo-produto Londrina-Paraná-Restante do Brasil para o ano de 2013, tornando possível a identificação de setores-chave para nortear políticas de desenvolvimento do município que proporcionem o maior retorno em termos de desenvolvimento econômico e social. Os resultados mostram que os setores com maior capacidade de geração de empregos locais são 17-Saúde; 16-Educação; 18-Artes, cultura e recreação; 19-Outras atividades de serviços; e 14-Atividades administrativas e serviços complementares. As atividades econômicas de Londrina com maiores valores para o multiplicador de produção são 3-Indústria de transformação; 8-Transporte; 6-Construção; 9-Alojamento e alimentação; e 13-Informação e comunicação. Os setores-chave para a geração de rendimento formal em Londrina foram identificados como 16-Educação; 17-Saúde; 15-Administração pública; 13-Atividades profissionais, científicas e técnicas; 18-Artes, cultura, esporte e recreação. As 3-Indústrias de transformação; 8-Transporte; e 10-Informação e comunicação; foram identificadas como importantes com valores maiores de índices de ligações intersetoriais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.