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ANÁLISE DA ESPECIALIZAÇÃO E DO FLUXO DE COMÉRCIO EXTERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Patrícia Alves Rosado Pereira, Juliana Galli da Costa, Simone de Faria Narciso Shiki

Resumo


O presente trabalho analisa a especialização e o fluxo do comércio exterior de Minas Gerais no período de 1997 a 2014. Para análise, foram utilizados os índices de vantagem comparativa revelada (Balassa), índice de vantagem comparativa revelada simétrica (Laursen) e o índice de comércio intraindústria (Grubbel e Lloyd). Quanto aos resultados, constatou-se que o estado, apesar de certa diversificação, concentra-se em poucos produtos, sobretudo, agrícolas, minerais e metais. Nesse sentido, os produtos que apresentaram vantagem comparativa foram os setores relativamente menos intensivos em capital, especialmente, produtos básicos, como os setores de “café, chá, mate e especiarias” e “Minérios, escórias e cinzas”, bem como, alguns semimanufaturados do setor de “Ferro fundido, ferro e aço”. Desta forma, conclui-se que, o comércio de Minas Gerais possui vantagem comparativa revelada em produtos de baixo valor agregado, e seu comércio é do tipo interindústria. 


Palavras-chave


Minas Gerais. Vantagem Comparativa. Comércio Intraindústria

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/re.v42i3.48074