Década de 1980: as crises da economia e do Estado brasileiro, suas ambiguidades institucionais e os movimentos de desconfiguração do mundo do trabalho no país
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v41i3.47611Keywords:
Instituições, Mercado Nacional de Trabalho, Economia BrasileiraAbstract
O artigo discute a configuração que o mercado nacional de trabalho (MNT) assumiu na economia nos anos oitenta, com ênfase para o fenômeno da informalidade. Primeiramente, é feita a apreciação do interregno 1930-1980 quanto às principais modificações econômicas e institucionais que se consubstanciaram na configuração do mercado de trabalho do despontar dos anos oitenta, mostrando o legado deixado ao país pela “era do desenvolvimentismo”, uma sociedade urbano-industrial derivada de um descompasso entre um pujante crescimento econômico e um anêmico desenvolvimento social. Em seguida, expõe-se como na década de oitenta ocorreu a débâcle da economia brasileira e dela proveio uma crise do Estado, justificativa para o não compromisso formal por parte do governo com o pleno emprego, caracterizando uma contraposição aos princípios jurídicos vigentes. Na esteira destes acontecimentos iniciou-se a deterioração do mundo do trabalho, com maior insegurança laboral e, consequentemente, aumento da exposição dos cidadãos a atividades precárias e informais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
