Análise Espacial do Crescimento do Emprego dos Setores de Confecções e Couro-Calçadista nos Municípios da Região Nordeste Entre 2002 e 2012
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v38i65.47049Palavras-chave:
Externalidades Marshallianas, Nova Geografia Econômica, Econometria EspacialResumo
O objetivo do presente estudo é testar a partir das externalidades marshallianas a clusterização horizontal do emprego das MPME’s dos setores de confecções e de couro-calçadista para os municípios da Região Nordeste entre 2002 e 2012. Para isso foi utilizado o modelo espacial proposto por Fingleton, Igliori e Moore (2005), que testa variáveis explicativas do crescimento do emprego setorial das micro, pequenas e médias empresas controlando as estimativas da oferta e da demanda, isolando o efeito da intensidade inicial do cluster, bem como possível estágio de efeitos de congestão. Os resultados encontrados sugerem que há uma clusterização horizontal no setor de confecções. Em couros e calçados, por outro lado, parece não haver tal clusterização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.