O Brasil no Mercosul: Integração Comercial Brasileira com o Bloco Sul Americano

Autores

  • Luiz Felipe Campos Fontes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Milton André Stella Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v38i65.46651

Palavras-chave:

Economia Internacional

Resumo

Este artigo avalia, pelo viés comercial, a participação do Brasil no Mercado Comum do Sul (Mercosul). A finalidade central é averiguar se o grau de integração comercial brasileira com o bloco têm se aprofundado ao longo do tempo. Para tanto, é desenvolvida a metodologia de decomposição dos componentes do consumo aparente, onde é possível analisar as importações brasileiras intrabloco e extrabloco, e assim destacar os gêneros industriais onde houve criação e desvio de comércio. Os resultados, para o período 2005-2013, apontam para um movimento de reversão no nível de integração comercial brasileira com o Mercosul. Inicialmente, o bloco era capaz de atender, em grande parte, o mercado brasileiro. Entretanto, o bloco perdeu força em termos de criação setorial à medida que os fluxos comerciais brasileiros se direcionaram para o resto do mundo.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Campos Fontes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós Graduando em economia da PUC-RS com interesse em economia aplicada, principalmente nas áreas de comércio internacional e produtividade brasileira.

Milton André Stella, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Coordenador do Departamento de Economia

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Publicado

2019-07-07

Como Citar

Fontes, L. F. C., & Stella, M. A. (2019). O Brasil no Mercosul: Integração Comercial Brasileira com o Bloco Sul Americano. Revista De Economia, 38(65). https://doi.org/10.5380/re.v38i65.46651

Edição

Seção

Artigos