Maximizing Shareholder Value no Brasil? Análise das Empresas não-Financeiras de Capital Aberto (1997-2013)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v38i65.46523Palavras-chave:
Maximizing Shareholder Value, Empresas não-Financeiras, Mercado de TrabalhoResumo
Em vista da estratégia de maximizing shareholder value sendo aplicada por empresas não-financeiras em diferentes países, bem como suas consequências negativas sobre o mercado de trabalho, esse artigo investiga se essa prática tem sido seguida pelas empresas não-financeiras de capital aberto que operaram no Brasil entre os anos de 1997 a 2013. Uma análise gráfica denota que essas empresas, pelo contrário, aumentaram a produção e o investimento produtivo, não utilizando o mercado financeiro para obterem ganhos financeiros. Para reforçar essa conclusão e investigar se variáveis tidas como fundamentais para explicar o maximizing shareholder value impactaram negativamente sobre o emprego, quatorze regressões múltiplas são construídas para os quatorze setores que abrangem essas empresas. Os resultados confirmam que essas empresas não seguiram a estratégia de maximizar o valor do acionista.
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