A INCIDÊNCIA DO PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO NOS ESTADOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i3.45716Palavras-chave:
Desindustrialização, Desigualdades regionais, BrasilResumo
Os processos de desindustrialização têm sido objeto de intenso debate acadêmico nos últimos anos. Parte-se do ponto de vista de que há sinais inequívocos de um processo de desindustrialização na economia brasileira. Entretanto, em função do tamanho do país e de suas significativas desigualdades regionais, o processo de desindustrialização não se apresenta de modo uniforme em todas as regiões brasileiras. O objetivo central do artigo é apresentar as evidências do processo de desindustrialização por meio da ótica regional, apresentando dados recentes da produção e inserção externa. Por meio de indicadores de evolução do PIB industrial, emprego, produtividade, densidade industrial e inserção externa pode-se concluir que a incidência do processo de desindustrialização nos estados e regiões brasileiras não foi suficiente para alterar, de forma significativa, a forte concentração da indústria no Sul-Sudeste do país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.