A SITUAÇÃO OCUPACIONAL E EDUCACIONAL DOS JOVENS NO BRASIL: 2002 a 2012
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v38i66.44644Palavras-chave:
Brasil, Educação, Jovens, Inserção Ocupacional.Resumo
Este trabalho tem como foco central o contingente de jovens (18 a 25 anos) fora do mercado de trabalho e da rede ensino, denominados de geração “nem-nem”. O objetivo do artigo é determinar os condicionantes da condição “nem-nem" no Brasil no período compreendido entre 2002 e 2012. Para este fim, será aplicado o modelo Logístico, utilizando como fonte de dados a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e levando em consideração o plano amostral da pesquisa. Os principais resultados indicam que: I - Ter outro jovem “nem-nem” com mesma faixa de idade na família tende a aumentar em mais de 40 pontos percentuais a probabilidade do jovem estar na condição “nem-nem”; II - Variáveis relacionadas ao background familiar e escolaridade do jovem são fundamentais na determinação do grupo “nem-nem”, reforçando a ideia de que uma conjuntura familiar favorável é primordial para a redução das taxas de inatividade laboral entre os jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.