O sequestro da produção doméstica no Brasil: uma análise insumo-produto do vazamento de demanda
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v41i2.44631Keywords:
Economia, Economia Aplicada, Economia industrialAbstract
Este artigo analisa os encadeamentos produtivos da indústria doméstica frente aos estímulos de demanda vis-à-vis o vazamento de demanda para o exterior. A partir da matrizes insumo-produto, esta pesquisa propõe analisar a interdependência entre os setores econômicos e o impacto econômico de um choque de demanda na economia brasileira, para o período de 2000-2009, a partir de diferentes indicadores, cada qual sob um enfoque distinto. Dentre esses indicadores, estão: índices de Rasmussen-Hirschman; índices de campo de influência; multiplicadores de produção e de importação, que identificam, respectivamente, a interdependência entre cada setor e os demais da economia; os principais elos de ligação do processo produtivo; e os efeitos diretos e indiretos do estímulo de demanda de determinado setor, bem como seu vazamento para o exterior. Para averiguar se a estrutura de oferta doméstica foi capaz de assegurar que estímulos de demanda fossem traduzidos em produção doméstica, um indicador de vazamento de demanda setorial é construído. Este estudo corrobora a hipótese de que a indústria permanece como importante força motriz de crescimento econômico. No entanto, os resultados sugerem uma tendência de desadensamento da estrutura produtiva, que compromete a capacidade potencial do setor industrial de gerar dinamismo econômico a longo-prazo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
