O sequestro da produção doméstica no Brasil: uma análise insumo-produto do vazamento de demanda
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v41i2.44631Palavras-chave:
Economia, Economia Aplicada, Economia industrialResumo
Este artigo analisa os encadeamentos produtivos da indústria doméstica frente aos estímulos de demanda vis-à-vis o vazamento de demanda para o exterior. A partir da matrizes insumo-produto, esta pesquisa propõe analisar a interdependência entre os setores econômicos e o impacto econômico de um choque de demanda na economia brasileira, para o período de 2000-2009, a partir de diferentes indicadores, cada qual sob um enfoque distinto. Dentre esses indicadores, estão: índices de Rasmussen-Hirschman; índices de campo de influência; multiplicadores de produção e de importação, que identificam, respectivamente, a interdependência entre cada setor e os demais da economia; os principais elos de ligação do processo produtivo; e os efeitos diretos e indiretos do estímulo de demanda de determinado setor, bem como seu vazamento para o exterior. Para averiguar se a estrutura de oferta doméstica foi capaz de assegurar que estímulos de demanda fossem traduzidos em produção doméstica, um indicador de vazamento de demanda setorial é construído. Este estudo corrobora a hipótese de que a indústria permanece como importante força motriz de crescimento econômico. No entanto, os resultados sugerem uma tendência de desadensamento da estrutura produtiva, que compromete a capacidade potencial do setor industrial de gerar dinamismo econômico a longo-prazo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.