Economia do Futebol: Uma Abordagem Através do Modelo Agente-Principal

Marcelo de Carvalho Griebeler, Diego Baldusco

Resumo


O presente trabalho modela teoricamente o problema da divergência de objetivos existente no futebol brasileiro como uma relação de agente-principal. O principal, a torcida, delega para o agente, o dirigente, a tarefa da produção de vitórias e resultados positivos. Contudo, nem sempre o dirigente do clube deseja maximizar o número de vitórias. Entre seus objetivos podem estar manter o orçamento do clube equilibrado ou obter mais sócios, por exemplo. Os principais resultados do trabalho encontram evidência empírica: podemos entender as agressões a dirigentes, jogadores e técnicos de futebol e as invasões de campo protagonizadas por torcedores.


Palavras-chave


Economia do Futebol; Agente-Principal; Informação Assimétrica

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/re.v41i3.43332

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Revista de Economia
ISSN 0556-5782 | e-ISSN 2316-9397

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