Economia do Futebol: Uma Abordagem Através do Modelo Agente-Principal

Autores

  • Marcelo de Carvalho Griebeler Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diego Baldusco

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v41i3.43332

Palavras-chave:

Economia do Futebol, Agente-Principal, Informação Assimétrica

Resumo

O presente trabalho modela teoricamente o problema da divergência de objetivos existente no futebol brasileiro como uma relação de agente-principal. O principal, a torcida, delega para o agente, o dirigente, a tarefa da produção de vitórias e resultados positivos. Contudo, nem sempre o dirigente do clube deseja maximizar o número de vitórias. Entre seus objetivos podem estar manter o orçamento do clube equilibrado ou obter mais sócios, por exemplo. Os principais resultados do trabalho encontram evidência empírica: podemos entender as agressões a dirigentes, jogadores e técnicos de futebol e as invasões de campo protagonizadas por torcedores.

Biografia do Autor

Marcelo de Carvalho Griebeler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) e do departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui doutorado em Economia (Ênfase em Economia Aplicada) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE-UFRGS), onde também concluiu seu mestrado. Áreas de atuação: Teoria Econômica, Teoria Monetária e Economia Matemática, em especial otimização paramétrica. 

Diego Baldusco

Mestre em Economia pela University of Konstanz.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Griebeler, M. de C., & Baldusco, D. (2015). Economia do Futebol: Uma Abordagem Através do Modelo Agente-Principal. Revista De Economia, 41(3). https://doi.org/10.5380/re.v41i3.43332

Edição

Seção

Artigos