QUALIDADE AMBIENTAL E O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PARA OS MUNICÍPIOS E REGIÕES DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Rafael Faria de Abreu Campos Universidade Federal de Viçosa
  • João Eustáquio de Lima Universidade Federal de Viçosa
  • Peter Felipe dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Dênis Antônio da Cunha Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v38i66.43036

Palavras-chave:

Qualidade ambiental, Análise de Componentes Principais, Índice de Desenvolvimento Humano

Resumo

Qualidade ambiental e qualidade de vida, apesar de estarem relacionadas, são diferentes. Então, inserir variáveis que captem a qualidade do meio ambiente na análise econômica e social aplicada faz-se importante. Um consenso aponta as emissões antrópicas de poluentes como um dos principais motores para problemas ambientais atuais. Os objetivos deste trabalho foram elaborar um IDH para os municípios de Minas Gerais que considerasse a qualidade ambiental como uma de suas dimensões e verificar a posição de cada uma das regiões do Estado. Realizou-se uma Análise de Componentes Principais sobre o IDH-M Renda, IDH-M Longevidade, IDH-M Educação e IDH-M Ambiental, sendo que este último foi criado neste estudo. Dentre os resultados deste trabalho está o fato de que o IDH expandido evidencia que a dimensão ambiental dos municípios mineiros reduz significativamente o nível de desenvolvimento humano. Porém, não se vê mudança substancial nas posições das regiões de planejamento do Estado.

Biografia do Autor

Rafael Faria de Abreu Campos, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Ciências Econômicas, Técnico em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Negócios. Atualmente, estudante de Mestrado em Economia Aplicada no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência com a Estatística, com Diretoria de Planejamento, com a pesquisa em Economia dos Recursos Naturais e Ambientais, com o falar em público e com a informática básica.

João Eustáquio de Lima, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação.

Peter Felipe dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Crime, atuando principalmente no seguinte tema: captação de recursos.

Dênis Antônio da Cunha, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Adjunto e Orientador dos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA) e Extensão Rural (PPGER) da Universidade Federal de Viçosa, atuando nas áreas de Teoria Microeconômica, Economia Agrária, Economia dos Recursos Naturais, Economia das Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (FAPEMIG) e do Programa de Bolsas de Qualidade em Pesquisa de Excelência para Jovens Docentes Pesquisadores (Funarpex). É líder do Grupo de Pesquisa "Economia dos Recursos Naturais e Ambientais", vinculado ao PPGEA/UFV. No período de 2011 a 2012 foi pesquisador do Latin American and Caribbean Environmental Economics Program (LACEEP), Costa Rica, entre 2010 e 2011 foi Professor Assistente da Universidade Federal de Ouro Preto e no ano de 2014 foi Coordenador Científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).

Downloads

Publicado

2019-07-07

Como Citar

Campos, R. F. de A., de Lima, J. E., dos Santos, P. F., & da Cunha, D. A. (2019). QUALIDADE AMBIENTAL E O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PARA OS MUNICÍPIOS E REGIÕES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Revista De Economia, 38(66). https://doi.org/10.5380/re.v38i66.43036

Edição

Seção

Artigos