QUALIDADE AMBIENTAL E O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PARA OS MUNICÍPIOS E REGIÕES DO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v38i66.43036Palavras-chave:
Qualidade ambiental, Análise de Componentes Principais, Índice de Desenvolvimento HumanoResumo
Qualidade ambiental e qualidade de vida, apesar de estarem relacionadas, são diferentes. Então, inserir variáveis que captem a qualidade do meio ambiente na análise econômica e social aplicada faz-se importante. Um consenso aponta as emissões antrópicas de poluentes como um dos principais motores para problemas ambientais atuais. Os objetivos deste trabalho foram elaborar um IDH para os municípios de Minas Gerais que considerasse a qualidade ambiental como uma de suas dimensões e verificar a posição de cada uma das regiões do Estado. Realizou-se uma Análise de Componentes Principais sobre o IDH-M Renda, IDH-M Longevidade, IDH-M Educação e IDH-M Ambiental, sendo que este último foi criado neste estudo. Dentre os resultados deste trabalho está o fato de que o IDH expandido evidencia que a dimensão ambiental dos municípios mineiros reduz significativamente o nível de desenvolvimento humano. Porém, não se vê mudança substancial nas posições das regiões de planejamento do Estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.