Open Journal Systems

AS ORIGENS DA TEORIA DESENVOLVIMENTISTA: A ECONOMIA POLÍTICA EMPIRICAMENTE BASEADA E HISTORICAMENTE CONTEXTUALIZADA DE FURTADO

James Cypher

Resumo


Celso Furtado, um dos criadores da Política Econômica Estruturalista da América Latina, foi fascinado pela construção de um projeto viável de desenvolvimento para o Brasil. Um sofisticado defensor da reforma estrutural, representou um reformismo pioneiro baseado em análises pragmáticas do subdesenvolvimento – 'a' inerente condição das nações periféricas. O objetivo deste artigo é oferecer uma síntese e uma avaliação de suas contribuições para a política econômica da Economia do Desenvolvimento. A hipótese deste artigo é que a metodologia/posição de análise de Furtado – em particular, (1) sua abordagem dinâmica, historicamente contextualizada, e (2) sua tendência em centrar o desenvolvimento em capacidade tecnológica – merece mais ampla aceitação e maior reconhecimento. Mantém-se uma hipótese alternativa, que o trabalho de Furtado é um paralelo ao feito no início do institucionalismo dos Estados Unidos da América (particularmente de Veblen) e, também, que ele e seus seguidores perderam, por uma longa distância, a oportunidade de explorar as complementariedades e sinergias que poderiam ter sido forjadas para renovar a perspectiva desenvolvimentista Furtadiana.

Palavras-chave


Celso Furtado, Desenvolvimentismo, Estruturalismo, Dependência, Especificidade Histórica, Tecnologia, Trajetória Dependente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/re.v40i3.42923