ANÁLISE DE NÍVEL DE EFICIÊNCIA DOS PORTOS BRASILEIROS

Autores

  • Luciano Ricardo Menegazzo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Arlei Luiz Fachinello Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v40i3.42419

Palavras-chave:

Eficiência dos portos, Planejamento, DEA

Resumo

O Governo Federal tem realizado ações de retomada do planejamento para o setor portuário nacional por meio da realização de estudos e da elaboração de um novo arcabouço legislativo, institucionalizando o processo de planejamento contínuo ao setor. Este trabalho busca auxiliar o planejamento do setor ao elaborar e analisar a projeção de eficiência dos principais complexos portuários brasileiros até o ano de 2025, identificando oportunidades de planejamento. A metodologia utilizada é a Análise Envoltória de Dados (DEA). Os dados utilizados como insumos e produto são derivados dos Planos Mestres dos portos. Os resultados indicam a ampliação da eficiência média dos portos, enfatizando-se o impacto positivo do número de atracações e o impacto negativo na capacidade ociosa. Junto a isso, observou-se uma redução no número de portos com capacidade insuficiente, indicando que a distribuição de cargas entre os portos deverá ser otimizada.

Biografia do Autor

Luciano Ricardo Menegazzo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Economista no LabTrans/UFSC.

Arlei Luiz Fachinello, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto no departamento de economia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2016-04-16

Como Citar

Menegazzo, L. R., & Fachinello, A. L. (2016). ANÁLISE DE NÍVEL DE EFICIÊNCIA DOS PORTOS BRASILEIROS. Revista De Economia, 40(3). https://doi.org/10.5380/re.v40i3.42419

Edição

Seção

Artigos