ANÁLISE DE NÍVEL DE EFICIÊNCIA DOS PORTOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v40i3.42419Palavras-chave:
Eficiência dos portos, Planejamento, DEAResumo
O Governo Federal tem realizado ações de retomada do planejamento para o setor portuário nacional por meio da realização de estudos e da elaboração de um novo arcabouço legislativo, institucionalizando o processo de planejamento contínuo ao setor. Este trabalho busca auxiliar o planejamento do setor ao elaborar e analisar a projeção de eficiência dos principais complexos portuários brasileiros até o ano de 2025, identificando oportunidades de planejamento. A metodologia utilizada é a Análise Envoltória de Dados (DEA). Os dados utilizados como insumos e produto são derivados dos Planos Mestres dos portos. Os resultados indicam a ampliação da eficiência média dos portos, enfatizando-se o impacto positivo do número de atracações e o impacto negativo na capacidade ociosa. Junto a isso, observou-se uma redução no número de portos com capacidade insuficiente, indicando que a distribuição de cargas entre os portos deverá ser otimizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.