DETERMINANTES DA EMISSÃO DE CO2 POR USO DE COMBUSTIVEIS FÓSSEIS PARA PAÍSES SUL-AMERICANOS, A PARTIR DA ABORDAGEM STIRPAT
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v41i1.40523Palavras-chave:
STIRPAT, emissão de CO2, América do Sul.Resumo
Neste trabalho, teve-se como objetivo analisar os determinantes da emissão de CO2 devido ao uso de combustíveis fósseis para os países sul-americanos no período de 1970 a 2010. Para tanto, utilizou-se da abordagem Stochastic Impacts by Regression on Population, Affluence and Technology (STIRPAT) por meio da aplicação do modelo de dados em painel de efeito aleatório. Os resultados mostram que a variável de maior impacto sobre o nível de emissões é a população. A análise desagregada revelou que a camada da população de 20 a 34 anos exerce influência negativa nas emissões de CO2. A emissão também apresentou significativa sensibilidade à urbanização, corroborando a ideia de que países em estágio inicial de desenvolvimento apresentam elevado potencial poluidor dado um nível tecnológico atrasado e ineficiente. Dentre outras, pode-se concluir que a introdução de variáveis de controle representam ganho em relação à aplicação convencional da abordagem IPAT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.