DESIGUALDADE DE RENDA NO BRASIL: UMA ANÁLISE PARA O PERÍODO DE 1994 E 2010
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v40i2.38486Palavras-chave:
Convergência, Desigualdade regional, análise espacialResumo
Este artigo investiga a hipótese de convergência absoluta e condicional do PIB per capita entre os estados brasileiros no período de 1994 a 2010. A metodologia se divide sem duas etapas. Na primeira etapa utiliza a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) para verificar a existência de autocorrelação espacial, por meio da estatística I de Moran. Os resultados indicam presença de autocorrelação espacial nos dois anos analisados. Na segunda etapa do trabalho foi utilizado o modelo de convergência para verificar a existência de convergência absoluta e condicional. A análise de convergência absoluta e condicional mostrou a existência de convergência no período. Sendo que velocidade de convergência absoluta foi de 1,04% ao ano e o número de anos necessários para que haja convergência é de 67 anos. Portanto, nota-se que mesmo sendo um país com grande desigualdade, as políticas aplicadas neste período contribuíram para a redução das desigualdades no país.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.