DESIGUALDADE DE RENDA NO BRASIL: UMA ANÁLISE PARA O PERÍODO DE 1994 E 2010

Autores

  • Mariana Camarin Gazonato Universidade Federal de São Carlos. Estudante de mestrado do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada.
  • Alexandre Lopes Gomes Universidade Federal de São Carlos - Professor Adjunto
  • Raphael Roberto de Goes Reis Universidade Federal de São Carlos. Estudante de mestrado do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada.

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v40i2.38486

Palavras-chave:

Convergência, Desigualdade regional, análise espacial

Resumo

Este artigo investiga a hipótese de convergência absoluta e condicional do PIB per capita entre os estados brasileiros no período de 1994 a 2010. A metodologia se divide sem duas etapas. Na primeira etapa utiliza a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) para verificar a existência de autocorrelação espacial, por meio da estatística I de Moran. Os resultados indicam presença de autocorrelação espacial nos dois anos analisados. Na segunda etapa do trabalho foi utilizado o modelo de convergência para verificar a existência de convergência absoluta e condicional. A análise de convergência absoluta e condicional mostrou a existência de convergência no período. Sendo que velocidade de convergência absoluta foi de 1,04% ao ano e o número de anos necessários para que haja convergência é de 67 anos. Portanto, nota-se que mesmo sendo um país com grande desigualdade, as políticas aplicadas neste período contribuíram para a redução das desigualdades no país.

 

Biografia do Autor

Mariana Camarin Gazonato, Universidade Federal de São Carlos. Estudante de mestrado do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada.

Departamento de Economia

Área: Economia Regional e Urbana

Alexandre Lopes Gomes, Universidade Federal de São Carlos - Professor Adjunto

Departamento de Economia

Área: Economia Regional e Urbana

Raphael Roberto de Goes Reis, Universidade Federal de São Carlos. Estudante de mestrado do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada.

Departamento de Economia

Área: Economia Regional e Urbana

Downloads

Como Citar

Gazonato, M. C., Gomes, A. L., & Reis, R. R. de G. (2014). DESIGUALDADE DE RENDA NO BRASIL: UMA ANÁLISE PARA O PERÍODO DE 1994 E 2010. Revista De Economia, 40(2). https://doi.org/10.5380/re.v40i2.38486

Edição

Seção

Artigos