TABAGISMO E EXTERNALIDADES DA ALFABETIZAÇÃO NO CEARÁ

Authors

  • Felipe Garcia Ribeiro Universidade Federal de Pelotas
  • André Carraro Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v40i2.38238

Keywords:

Tabagismo, Externalidades da Alfabetização, Analfabetos Não-Isolados

Abstract

Este trabalho verifica se a presença de indivíduos alfabetizados em domicílios que residem indivíduos analfabetos é capaz de reduzir o hábito de tabagismo dos analfabetos no estado brasileiro do Ceará. Com informações da pesquisa especial da PNAD 2008 sobre tabagismo, a utilização do método de variáveis instrumentais encontrou evidências de que pessoas analfabetas que convivem com outras alfabetizadas tem em média uma menor probabilidade (variando de -9,5p.p a -7,0p.p) de ser fumante do que analfabetos que não convivem com pessoas alfabetizadas. Estes resultados são robustos às diferentes definições de alfabetização adotadas neste trabalho.

Author Biographies

Felipe Garcia Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Economia pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (2013). Professor Adjunto do departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas (Decon-UFPel) e professor do corpo permanente do Mestrado em Economia Aplicada da mesma universidade (PPGOM-UFPel). 

André Carraro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE-UFRGS). Professor Adjunto do departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas (Decon-UFPel) e professor do corpo permanente do Mestrado em Economia Aplicada da mesma universidade (PPGOM-UFPel). 

How to Cite

Ribeiro, F. G., & Carraro, A. (2014). TABAGISMO E EXTERNALIDADES DA ALFABETIZAÇÃO NO CEARÁ. Revista De Economia, 40(2). https://doi.org/10.5380/re.v40i2.38238

Issue

Section

Artigos