TABAGISMO E EXTERNALIDADES DA ALFABETIZAÇÃO NO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v40i2.38238Palavras-chave:
Tabagismo, Externalidades da Alfabetização, Analfabetos Não-IsoladosResumo
Este trabalho verifica se a presença de indivíduos alfabetizados em domicílios que residem indivíduos analfabetos é capaz de reduzir o hábito de tabagismo dos analfabetos no estado brasileiro do Ceará. Com informações da pesquisa especial da PNAD 2008 sobre tabagismo, a utilização do método de variáveis instrumentais encontrou evidências de que pessoas analfabetas que convivem com outras alfabetizadas tem em média uma menor probabilidade (variando de -9,5p.p a -7,0p.p) de ser fumante do que analfabetos que não convivem com pessoas alfabetizadas. Estes resultados são robustos às diferentes definições de alfabetização adotadas neste trabalho.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

