Perfil dos Demitidos da Indústria Metropolitana Durante a Crise de 2008 no Brasil

Autores

  • Fabio Jose Ferreira da Silva Banco Central do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v41i2.37149

Palavras-chave:

Crise do subprime. Desemprego. Brasil

Resumo

O artigo analisa os efeitos da crise do subprime sobre o mercado de trabalho brasileiro. Através de um modelo de transição, que diferencia os demitidos da crise daqueles não demitidos, investiga características individuais e dos postos de trabalho relacionadas com a probabilidade de demissão. Encontramos que trabalhadores informais, subocupados, com menos tempo de serviço e menor rendimento tiveram maiores chance de demissão. Acerca das características dos indivíduos, as demissões foram maiores nos extremos da escala de idade – jovens e idosos – em comparação aos adultos; menores níveis de escolaridade aumentaram a probabilidade de demissão; mulheres foram mais atingidas que os homens. Os resultados sinalizam que crise acentuou as disparidades no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Fabio Jose Ferreira da Silva, Banco Central do Brasil

Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP). Analista da Gerência Técnica de Estudos Econômicos em Recife do Banco Central do Brasil (BCB).

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Silva, F. J. F. da. (2015). Perfil dos Demitidos da Indústria Metropolitana Durante a Crise de 2008 no Brasil. Revista De Economia, 41(2). https://doi.org/10.5380/re.v41i2.37149

Edição

Seção

Artigos