Perfil dos Demitidos da Indústria Metropolitana Durante a Crise de 2008 no Brasil

Autores/as

  • Fabio Jose Ferreira da Silva Banco Central do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v41i2.37149

Palabras clave:

Crise do subprime. Desemprego. Brasil

Resumen

O artigo analisa os efeitos da crise do subprime sobre o mercado de trabalho brasileiro. Através de um modelo de transição, que diferencia os demitidos da crise daqueles não demitidos, investiga características individuais e dos postos de trabalho relacionadas com a probabilidade de demissão. Encontramos que trabalhadores informais, subocupados, com menos tempo de serviço e menor rendimento tiveram maiores chance de demissão. Acerca das características dos indivíduos, as demissões foram maiores nos extremos da escala de idade – jovens e idosos – em comparação aos adultos; menores níveis de escolaridade aumentaram a probabilidade de demissão; mulheres foram mais atingidas que os homens. Os resultados sinalizam que crise acentuou as disparidades no mercado de trabalho.

Biografía del autor/a

Fabio Jose Ferreira da Silva, Banco Central do Brasil

Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP). Analista da Gerência Técnica de Estudos Econômicos em Recife do Banco Central do Brasil (BCB).

Publicado

2015-08-31

Cómo citar

Silva, F. J. F. da. (2015). Perfil dos Demitidos da Indústria Metropolitana Durante a Crise de 2008 no Brasil. Revista De Economia, 41(2). https://doi.org/10.5380/re.v41i2.37149

Número

Sección

Artigos