SISTEMA INTER-REGIONAL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR: UMA ANÁLISE INSUMO-PRODUTO EM TRÊS ESFERAS (MUNICÍPIO-ESTADO-PAÍS)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v40i3.36787Palavras-chave:
Matriz Insumo-Produto Municipal, Desenvolvimento Econômico, Economia Regional e Urbana.Resumo
O objetivo deste artigo é estimar a matriz insumo-produto do município de Curitiba/Pr para o ano de 2006. O modelo é pautado na metodologia de Brene, Sesso Filho e Costa (2012) e pelo sistema construído por Kureski (2013) e Moretto et. al. (2012) para o Paraná. Como resultado verifica-se que os setores relacionados com as atividades de serviços e comércio se destacam nos multiplicadores simples do tipo I. No caso das atividades industriais, destaca-se o setor (7) Indústria Química, Farmacêutica e de Refino de Combustível apontado como setor-chave tanto pelo índice de Rasmussen-Hirschman, quanto pelo Índice Puro Normalizado. São apontados pelos dois métodos também os setores (15) Comunicação e (16) Intermediação financeira e seguros. Em relação ao campo de influência quatro setores se destacaram, sendo eles: (3) Fabricação de Alimentos e Bebidas; (5) Fabricação de Produtos de Madeira e Diversos; (11) S.I.U.P; e (16) Intermediação financeira e seguros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

