COMÉRCIO INTRA-INDÚSTRIA E OS AJUSTAMENTOS NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE SETORIAL USANDO DADOS EM PAINEL
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i2.36703Keywords:
Comércio Intra-indústria Marginal, Custos de Ajustamento, Hipótese de Ajustamento Suave, Abertura comercialAbstract
A abertura comercial verificada após a segunda metade da década de 90 sugere indícios de aumento de desemprego e concentração de renda como consequência da globalização e os ajustes gerados no mercado de trabalho dependem do comércio ser inter ou intra-industrial. Apesar dos efeitos não serem evidentes e nem sempre os dados empíricos serem concordantes com os resultados descritos na literatura, o presente artigo objetiva analisar a relação entre a intensificação do comércio intra-indústria e as mudanças ocorridas no mercado de trabalho brasileiro. Quantos aos procedimentos metodológicos, os dados coletados são setoriais do Centro de Estudos Prospectivos e de Informações Internacionais (CEPII) constituindo em um painel compreendendo o período de 1997 a 2005. Os resultados indicaram ser o índice de desempenho setorial de Brülhart, BB, o que melhor se ajustou aos fluxos comerciais brasileiros durante o período analisado. Além disso, identificou-se que o setor têxtil e de produtos metálicos apresentaram os níveis mais elevados de comércio intra-industrial. Os testes empíricos para Hipótese de Ajuste Suave não evidenciaram relação entre comércio intra-indústria e reduções nos custos de ajustamento por trabalho, ou seja, não há evidência de Hipótese de Ajuste Suave para o Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
