Avaliando o impacto dos rendimentos de aposentadoria no mercado de trabalho brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v39i3.33354Palavras-chave:
Idosos, Aposentadoria, Mercado de trabalhoResumo
Esse trabalho procura avaliar o impacto dos rendimentos da aposentadoria no mercado de trabalho. Para isso, comparou-se o valor da mão de obra, medido em termos salariais, de dois grupos de trabalhadores: grupo 1, formado por trabalhadores que recebem algum rendimento de aposentadoria e que exercem algum tipo de atividade econômica; grupo 2, formado por trabalhadores que exercem algum tipo de atividade econômica, mas que não recebem rendimento de aposentadoria. Como metodologia utilizou-se o Propensity Score Matching (PSM) e a análise do Averge Treatment Effect on the Treated (ATT) que possibilitaram a estimação de diferentes equações para análise de comparação dos dois grupos, relacionando variáveis condicionadas ao propensity score. Os dados da pesquisa foram extraídos da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicilio - PNAD 2011. A robustez dos resultados foi comprovada pela análise de sensibilidade, pareada pelos limites de Rosenbaum. Os resultados indicam que os indivíduos aposentados e ocupados no mercado de trabalho recebem um salário inferior (cerca de 58% menos) comparado a dos não aposentados.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.