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As Externalidades da Alfabetização podem gerar uma porta de saída de curto prazo da pobreza para os beneficiários do Bolsa Família?

Felipe Garcia Ribeiro, Luis Antonio Winck Cechin

Resumo


Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a possível existência de um benefício positivo da educação das crianças em idade escolar para os adultos analfabetos, inseridos no Programa Bolsa Família, em decorrência das condicionalidades educacionais do Programa. Buscam-se sinais de externalidadeda alfabetização no sentido dos filhos para os pais/adultos analfabetos, no quesito rendimento do trabalho. Utiliza-se o modelo de seleção de Heckman para corrigir o problema de autosseleção dos indivíduos em participar do mercado de trabalho. Os resultados apontam que os pais/adultos analfabetos, beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), e que residem com ao menos um filho alfabetizado recebem, em média, 10,96% a mais do que os pais/adultos analfabetos, beneficiários do PBF, que não residem com filhos alfabetizados.


Abstract: This paper aims to investigate a possible positive benefit of the children’s literacy in school age to illiterate parents who take part in the Bolsa Família Program due to the allowance educational conditionalities. Signs are sought tothe externality of literacy from the children to their illiterate parents’ earnings. Heckman’s selection model has been used to fix the auto selection problem of the individuals in taking part of the labor market. The results point that illiterateparents/adults who receive the Bolsa Família Program and who lives in a househould with at least one literate child, earns on average, 10,96% more than those illiterate parents recipient of the BFP who do not live with literate children.

Palavras-chave


Programa Bolsa Família; Analfabetos não-Isolados; Analfabetos Isolados; Externalidades; Modelo de Seleção de Heckman.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/re.v38i2.29949