La influencia del cluster vitivinícola en el desarrollo local: el caso de Mendoza (Argentina) y Serra Gaucha (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v39i2.28759Palavras-chave:
clúster vitivinícola, desenvolvimiento territorial, indicações geográficas.Resumo
A teoria do desenvolvimento endógeno estabelece que o desenvolvimento económico das regiões deve apoiar-se nos recursos existentes em seus territórios com a finalidade de melhorar o bem-estar local. Em Argentina, o cluster vitivinícola de Mendoza presenta características que o converte numa fonte de desenvolvimento local. Por sua parte, a indústria vitivinícola do Brasil, ainda que não seja um jogador importante no mercado internacional de vinho ha mostrado signos de progresso recentemente. O objetivo deste trabalho consiste em comparar as regiões vitivinícolas de Mendoza (Argentina) e de Rio grande do Sul (Brasil) em quanto ao sistema produtivo vitivinícola, o rol das indicações geográficas e sua incidência sob o desenvolvimento territorial.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

