Influência da renda domiciliar per capita na alocação do tempo dos jovens no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v39i1.28758Palavras-chave:
Alocação do Tempo, Renda, BiprobitResumo
O objetivo deste estudo é analisar se políticas públicas para elevar a renda domiciliar per capita das famílias que se encontram no meio rural podem contribuir para elevar a escolaridade do jovem. O método probit bivariado foi utilizado para estimar as probabilidades de os jovens trabalharem ou frequentarem escola. Os resultados encontrados mostraram que a renda domiciliar per capita tem impactos importantes sobre a alocação do tempo do jovem. Jovens de famílias com maior renda tem mais chance frequentar a escola. Jovens de famílias pobres são os que mais precocemente entram no mercado de trabalho, principalmente na área rural.
Palavras-chave: alocação do tempo; renda; biprobit.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.