Os efeitos da proximidade geográfica para o estímulo da interação universidade-empresa

Autores

  • Renato Garcia Poli/USP
  • Veneziano de Castro Araújo Poli/USP
  • Suelene Mascarini Unicamp
  • Emerson Gomes dos Santos Poli/USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v37i4.27687

Palavras-chave:

Interação universidade-empresa, Conhecimento e inovação, Proximidade geográfica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal investigar o papel da proximidade geográfica para o fomento das interações universidade-empresa no Brasil, a partir de um exame das interações registradas no Diretório dos Grupos de Pesquisa da base Lattes do CNPq, entre os grupos de pesquisa da universidade e as empresas. O principal argumento do trabalho é que a proximidade geográfica pode fomentar as interações universidade-empresa, uma vez que é capaz de criar canais específicos de comunicação, o que facilita o intercâmbio de informações e o compartilhamento do conhecimento e estimula as formas de relacionamento entre a pesquisa acadêmica na universidade e as atividades inovativas das empresas. Os resultados da análise mostram que parcela significativa das interações universidade-empresa ocorre no mesmo espaço geográfico. A presença de grupos de pesquisa acadêmica na região, a localização de atividades inovativas nas empresas e a diversificação da estrutura produtiva local são fatores estimulam as interações universidade-empresa. Por fim, foram identificados efeitos espaciais importantes nas relações entre os grupos de pesquisa e as empresas, especialmente na análise de níveis geográficos mais desagregados.

Biografia do Autor

Renato Garcia, Poli/USP

Economista. Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp) e Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).

Veneziano de Castro Araújo, Poli/USP

Engenheiro de Computação, Mestre e Doutorando em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).

 

Suelene Mascarini, Unicamp

Formada em Física pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP) e Mestranda em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

Emerson Gomes dos Santos, Poli/USP

Estatístico pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP) e Mestrando em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).

Downloads

Como Citar

Garcia, R., Araújo, V. de C., Mascarini, S., & Santos, E. G. dos. (2011). Os efeitos da proximidade geográfica para o estímulo da interação universidade-empresa. Revista De Economia, 37(4). https://doi.org/10.5380/re.v37i4.27687

Edição

Seção

Artigos