As origens do dinheiro: abordagem ontogenética e abordagem histórico-estrutural
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v37i3.27530Palavras-chave:
Dinheiro, Ontologia, Menger, Marx.Resumo
O objetivo desse trabalho é apresentar uma apreciação crítica da explicação de Carl Menger para a origem do dinheiro. Primeiramente é apresentada a explicação de Menger para a orgem do dinheiro, interpretada como uma abordagem ontogenética de acordo com a sugestão de Geoffrey Hodgson (1993). Em seguida apontam-se os fundamentos metodológicos da origem do dinheiro em Menger, a partir das categorias da metafísica de Aristóteles. Em seguida apresenta-se sumariamente a abordagem histórico estrutural de Marx para a origem do dinheiro contrapondo-se esta à abordagem ontogenética de Menger.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.