Cooperação, aprendizado e inovação na rede de micro e pequenas empresas de software de Londrina (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v37i2.27243Keywords:
cooperação, aprendizado, inovação, rede de empresas, Software.Abstract
O objetivo do artigo é analisar as ações de cooperação, aprendizado e inovação na rede de micro e pequenas empresas de software de Londrina. Os procedimentos adotados envolvem uma pesquisa de campo e uma pesquisa quantitativa de caráter transversal, cuja coleta de dados envolveu 26 empresários do setor de software em 2007, abordando as ações adotadas e os resultados obtidos nos anos de 2005 a 2007. A análise dos resultados permitiu verificar que as ações de cooperação existentes na rede compreendem relações de parcerias e alianças estratégicas em nível local, em atividades de desenvolvimento e comercialização em software. O aprendizado perfaz o âmbito interno e externo das empresas tendo como fontes principais de informação a área de P&D e/ou produção e os clientes, respectivamente; e há elevado grau de introdução de inovações incrementais em nível de produção/desenvolvimento, visto que parte significativa das empresas desenvolve softwares sob encomenda, adaptando produtos e serviços às necessidades dos clientes. O estudo também revela que no caso dos altos índices de introdução de processos tecnológicos novos para a empresa, mas já existente no setor e para o setor de atuação, refletem o esforço tecnológico das empresas para incrementar o processo produtivo e inovativo. O estudo conclui que houve fortalecimento das ações em redes, da cooperação e do aprendizado, fatores que permitiram incrementar a inovação e os resultados financeiros das firmas aglomeradas.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
