Cooperação, aprendizado e inovação na rede de micro e pequenas empresas de software de Londrina (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v37i2.27243Palavras-chave:
cooperação, aprendizado, inovação, rede de empresas, Software.Resumo
O objetivo do artigo é analisar as ações de cooperação, aprendizado e inovação na rede de micro e pequenas empresas de software de Londrina. Os procedimentos adotados envolvem uma pesquisa de campo e uma pesquisa quantitativa de caráter transversal, cuja coleta de dados envolveu 26 empresários do setor de software em 2007, abordando as ações adotadas e os resultados obtidos nos anos de 2005 a 2007. A análise dos resultados permitiu verificar que as ações de cooperação existentes na rede compreendem relações de parcerias e alianças estratégicas em nível local, em atividades de desenvolvimento e comercialização em software. O aprendizado perfaz o âmbito interno e externo das empresas tendo como fontes principais de informação a área de P&D e/ou produção e os clientes, respectivamente; e há elevado grau de introdução de inovações incrementais em nível de produção/desenvolvimento, visto que parte significativa das empresas desenvolve softwares sob encomenda, adaptando produtos e serviços às necessidades dos clientes. O estudo também revela que no caso dos altos índices de introdução de processos tecnológicos novos para a empresa, mas já existente no setor e para o setor de atuação, refletem o esforço tecnológico das empresas para incrementar o processo produtivo e inovativo. O estudo conclui que houve fortalecimento das ações em redes, da cooperação e do aprendizado, fatores que permitiram incrementar a inovação e os resultados financeiros das firmas aglomeradas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.