Análise empírica do impacto econômico da ALCA e da consolidação do Mercosul sobre o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v36i2.22999Palavras-chave:
Modelos de Equilíbrio Geral, Integração Regional, ALCA, MercosulResumo
Este artigo analisa o impacto da criação da ALCA e do aprofundamentodo Mercosul sobre os fluxos de comércio, PIB e bem-estar sobre o Brasil e seusparceiros do bloco através do modelo de equilíbrio geral computável Global TradeAnalysis Project (GTAP). A primeira simulação examina os efeitos econômicos daformação da ALCA entre 1995 (equilíbrio inicial) e 2016 (ano da consolidação dobloco) supondo a formação de uma Zona de Livre Comércio em 2016. A segundasimulação analisa os efeitos do estabelecimento da Tarifa Externa Comum (TEC) doMercosul em 2006. O Brasil se beneficia com as duas situações, no que se refere aganhos de bem-estar, com a formação da ALCA trazendo benefícios marginalmente superiores à consolidação do Mercosul.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.