Dinâmica do aglomerado produtivo do setor mobiliário de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v35i2.17159Palavras-chave:
Desenvolvimento Econômico, Convergência de Renda, Setor Mobiliário do São PauloResumo
O objetivo desse artigo foi fazer uma análise comparativade indicadores socioeconômicos entre os municípios identificadoscomo cluster do setor mobiliário e os demais municípios do Estadode São Paulo, que produzem móveis, mas não se caracterizam comoclusters. A metodologia utilizada incluiu a determinação doQuociente Locacional, para definir os dois conjuntos de municípios– de clusters e de não-clusters; a análise espacial; e, por fim, aanálise de â-convergência absoluta e condicional de renda. Osresultados mostraram que ambos os grupos apresentaram valoressignificativos para a tendência de convergência para seusrespectivos estados estacionários, entre os anos de 1991 e 2000. Adistinção na magnitude desses valores se deu por meio do cálculoda velocidade de convergência e dos valores de meia-vida. A análisedas variações de indicadores econômicos confirmou a diferençana dinâmica dos dois grupos, sendo que os municípios pertencentesao cluster apresentam melhor evolução dos indicadores.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

