Adoção e difusão de novas tecnologias nas firmas: breves considerações a partir do enfoque neo-schumpeteriano
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v36i3.14921Palavras-chave:
Enfoque neo-schumpeteriano, Adoção e difusão de novas tecnologias, Tecnologias de informação e comunicaçõesResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir, brevemente, alguns dosaspectos teóricos, especialmente de corte neo-schumpeteriano, acerca da adoçãoe difusão de novas tecnologias nas firmas. Primeiramente, apresentam-se o que seconsiderou, aqui, as características fundamentais do enfoque neo-schumpeterianoda firma – as noções de concorrência, desequilíbrio, incerteza e dinâmica –, quetêm servido de norte para boa parte das investigações acerca da atividade inovativanas firmas. Em seguida, são apresentados alguns dos aspectos teóricos acerca daadoção e difusão de novas tecnologias. Tal discussão, mais geral, é complementadacom outros estudos, de natureza empírica, sobre adoção e difusão de tecnologias de informação e comunicações em firmas de tamanho menor.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.