Adoção e difusão de novas tecnologias nas firmas: breves considerações a partir do enfoque neo-schumpeteriano

Autores

  • Fábio Batista Mota IE-UFRJ
  • Hamilton de Moura Ferreira Júnior UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v36i3.14921

Palavras-chave:

Enfoque neo-schumpeteriano, Adoção e difusão de novas tecnologias, Tecnologias de informação e comunicações

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir, brevemente, alguns dosaspectos teóricos, especialmente de corte neo-schumpeteriano, acerca da adoçãoe difusão de novas tecnologias nas firmas. Primeiramente, apresentam-se o que seconsiderou, aqui, as características fundamentais do enfoque neo-schumpeterianoda firma – as noções de concorrência, desequilíbrio, incerteza e dinâmica –, quetêm servido de norte para boa parte das investigações acerca da atividade inovativanas firmas. Em seguida, são apresentados alguns dos aspectos teóricos acerca daadoção e difusão de novas tecnologias. Tal discussão, mais geral, é complementadacom outros estudos, de natureza empírica, sobre adoção e difusão de tecnologias de informação e comunicações em firmas de tamanho menor.

Biografia do Autor

Fábio Batista Mota, IE-UFRJ

Doutorando em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Hamilton de Moura Ferreira Júnior, UFBA

Prof. Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA; Doutor em Economia pela UNICAMP.

Downloads

Como Citar

Mota, F. B., & Ferreira Júnior, H. de M. (2010). Adoção e difusão de novas tecnologias nas firmas: breves considerações a partir do enfoque neo-schumpeteriano. Revista De Economia, 36(3). https://doi.org/10.5380/re.v36i3.14921

Edição

Seção

Artigos