Pierre Bayle e a crítica como fundamento da liberdade moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v22i1.99504

Resumo

Este artigo explora o pensamento de Pierre Bayle, destacando a centralidade da noção de crítica em sua filosofia e sua relação com a fundação da liberdade individual e da tolerância religiosa. Bayle, reconhecido como uma figura-chave do Iluminismo, é analisado em sua obra-prima, o Dicionário Histórico e Crítico, e no Comentário Filosófico, nos quais a crítica emerge como um método essencial para o exercício da razão e a superação de dogmas. O estudo divide-se em três eixos principais: (1) o caminho da crítica, entendida como uma atividade racional que questiona autoridades e tradições; (2) a defesa da tolerância religiosa, baseada na liberdade de consciência e na rejeição da coerção estatal em matéria de fé; e (3) a ideia da República das Letras, uma comunidade intelectual que promove o debate livre e a busca pela verdade. O artigo argumenta que a crítica bayleana não apenas fundamenta a liberdade de pensamento, mas também estabelece limites ao poder político, antecipando princípios modernos de direitos individuais e pluralismo. Por fim, o texto ressalta a atualidade do pensamento de Bayle, conectando suas ideias a desafios contemporâneos, como a defesa da liberdade de expressão e a luta contra o dogmatismo.

Biografia do Autor

Maria Cecília Pedreira de Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

É professora de Ética e Filosofia Política da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB. Possui doutorado (2012) em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Universidade de Paris 1 - Panthéon-Sorbonne (França), além de mestrado em Filosofia (2006), graduação em Filosofia (2002) e graduação em Direito (1998). Foi advogada em São Paulo e atuou na área cível especialmente em direito de família. Há alguns anos voltou-se definitivamente para o campo acadêmico, assumindo diversas funções em equipes de pesquisa. É coordenadora do Grupo de Trabalho Filosofia e Direito da Anpof, líder do Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política da UnB, credenciado junto ao CNPq, e ainda parte do GT "Estado Laico" da SBPC. No momento, interessa-se por temas na interface entre o direito e a filosofia, investigando na filosofia política e na história do pensamento jurídico o surgimento das noções de tolerância e direitos humanos na modernidade, suas justificações, bem como certos impasses apresentados por esses conceitos na vida e na filosofia contemporânea.

Downloads

Publicado

24-09-2025

Como Citar

Pedreira de Almeida, M. C. (2025). Pierre Bayle e a crítica como fundamento da liberdade moderna. DoisPontos, 22(1). https://doi.org/10.5380/dp.v22i1.99504