É possível uma crítica do capitalismo sem crítica da ideologia? Marx além de Nancy Fraser
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v21i3.95979Palavras-chave:
Marx, capitalismo, ideologia, Fraser, críticaResumo
A fim de examinar a crise multifacetada do capitalismo atual, Fraser retoma o problema marxiano da acumulação primitiva, colocando-se aquém de Marx. Em suas palavras, ela pretende encontrar aquilo que está por trás do “terreno oculto” de Marx. Enquanto este olhou para o que está por trás da produção capitalista, Fraser pretende olhar para as condições de possibilidade de fundo que possibilitam essa produção. A nosso ver, porém, Fraser fica aquém de Marx. Ao abandonar a crítica da ideologia, ela não tem instrumentos conceituais para apreender e criticar fenômenos ideológicos contemporâneos associados à recente ascensão da extrema direita. Depois de retomar o sentido de crítica da ideologia em Marx, pretendemos mostrar como é possível compreender o caráter ideológico de tais fenômenos enquanto crenças falsas de segunda ordem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Ianni Segatto, Pedro Luis Panigassi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).