Ressentimento, reparação e solidariedade: uma reflexão a partir de Judith Butler (leitora de Klein) e Edward Saïd
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v21i3.95972Palavras-chave:
ressentimento, reparação, culpa, salvaguarda, solidariedade, ambivalênciaResumo
A partir dos aparatos conceituais que Judith Butler empresta de Melanie Klein, pensaremos sobre a relação entre o ressentimento, a reparação e a solidariedade no que se refere aos posicionamentos de Edward Saïd relativamente à questão palestina. Para tanto, levaremos em consideração as obras What world is this? e The Force of Nonviolence, de Butler, bem como o ensaio “Amor, Culpa e Reparação”, de Klein. Ademais, trabalharemos com o ensaio “Identity, Authority and Freedom”, de Saïd e com suas entrevistas reunidas em Dans l’ombre de l’Occident, mas também com a que fora concedida a Charles Rose em 2001. Com base nisso, analisaremos a atitude do intelectual frente à dimensão trágica do mundo; em seguida, problematizaremos de que maneira a paranoia opera na dinâmica da violência social para, então, indicar o papel da culpa na negociação psíquica entre o ressentimento e a reparação como salvaguarda dos laços sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cassiana Lopes Stephan

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).