Dialética e Decadência Ideológica: para uma teoria marxista da filosofia contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v21i3.95952Palavras-chave:
filosofia contemporânea, dialética, ciência, materialismo, empirismoResumo
Neste trabalho, com base na teoria da decadência ideológica de Lukács, procuraremos oferecer um contraponto à “tese clássica” acerca da gênese da filosofia contemporânea, que concebe como seu impulso fundamental unicamente avanço das ciências da natureza, que engendram uma “crise de identidade” do pensamento filosófico, forçando-o a refundar suas bases em um sentido empirista. A teoria da decadência ideológica de Lukács, ao contrário, procura iluminar a maneira que as premissas teóricas assumidas pela filosofia contemporânea correspondem às necessidades ideológicas da burguesia, fornecendo uma base material para a compreensão da “crise de identidade”. Por outro lado, procuraremos demonstrar que essa crise é fundamentalmente uma crise da filosofia burguesa, fruto das premissas teóricas que emergem do processo de decadência ideológica e que não se observa no pensamento de Marx, que se desdobra a partir de premissas teóricas radicalmente diversas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Malê Vettorazzo Cannalonga, Jonnefer Francisco Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).