Dialética e Decadência Ideológica: para uma teoria marxista da filosofia contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v21i3.95952

Palavras-chave:

filosofia contemporânea, dialética, ciência, materialismo, empirismo

Resumo

Neste trabalho, com base na teoria da decadência ideológica de Lukács, procuraremos oferecer um contraponto à “tese clássica” acerca da gênese da filosofia contemporânea, que concebe como seu impulso fundamental unicamente avanço das ciências da natureza, que engendram uma “crise de identidade” do pensamento filosófico, forçando-o a refundar suas bases em um sentido empirista. A teoria da decadência ideológica de Lukács, ao contrário, procura iluminar a maneira que as premissas teóricas assumidas pela filosofia contemporânea correspondem às necessidades ideológicas da burguesia, fornecendo uma base material para a compreensão da “crise de identidade”. Por outro lado, procuraremos demonstrar que essa crise é fundamentalmente uma crise da filosofia burguesa, fruto das premissas teóricas que emergem do processo de decadência ideológica e que não se observa no pensamento de Marx, que se desdobra a partir de premissas teóricas radicalmente diversas.

Biografia do Autor

Jonnefer Francisco Barbosa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professor permanente do programa de pós-graduação em Filosofia da PUC-SP e professor assistente doutor do departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia na mesma instituição. Professor convidado no programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM (2017-2). Coordenador do Bacharelado em Filosofia da PUC-SP, tendo exercido o cargo de coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da mesma instituição entre os anos de 2013-2017. Coordenador do curso de Especialização em Ciências Humanas e Pensamento Decolonial da PUC-SP. Líder do grupo de pesquisa "Transatlântica: Rede de Estudos da Descolonização", certificado no Diretório CNPq. Pesquisador associado estrangeiro do "Núcleo de Estudios en Gubernamentalidad" da Universidade do Chile. Possui doutorado em Filosofia pela PUC-SP, sob orientação da Professora Jeanne Marie Gagnebin, e mestrado em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG). Atividades de pesquisa na área de Filosofia, ênfase em Filosofia das Ciências Humanas, Filosofia Contemporânea, Ética e Filosofia Política, com atual direcionamento para os seguintes temas: desaparecimento; governamentalidade; política, história e temporalidade; Estado, poder e violência; configurações contemporâneas do político.

Downloads

Publicado

31-01-2025

Como Citar

Vettorazzo Cannalonga, F. M., & Barbosa, J. F. (2025). Dialética e Decadência Ideológica: para uma teoria marxista da filosofia contemporânea. DoisPontos, 21(3). https://doi.org/10.5380/dp.v21i3.95952

Edição

Seção

Hegel e Marx e a Contemporaneidade